O Projeto Boa Visão, que beneficia alunos da rede estadual com consultas oftalmológicas e concessão de lentes corretivas, inicia a capacitação das equipes triadoras da VI e VII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Arcoverde e Salgueiro, respectivamente. Ao todo, 206 profissionais das escolas, entre professores e funcionários, serão treinados para identificar estudantes que possam estar com algum problema de visão. Após essa fase, os jovens terão disponíveis consultas com oftalmologistas para que haja o parecer médico sobre o caso. O curso será nesta quinta (30/08), em Salgueiro, e sexta-feira (31/08) em Arcoverde.
Durante o treinamento, todos os triadores recebem um manual e um kit com as principais orientações para realização da triagem. Nas consultas com o oftalmologista, serão realizados exames de tonometria, que mede a pressão sanguínea do olho, e de fundoscopia, para analisar o fundo do globo ocular. Além das consultas, os alunos, caso necessário, poderão adquirir óculos, gratuitamente, por meio do Lafepe. Já os que apresentarem problemas com necessidade de exames complementares ou intervenção cirúrgica serão encaminhados aos serviços de referência do Estado.
“Somente os alunos precisarão passar pela triagem. Todos os professores e funcionários das escolas que apresentarem problemas de visão ou outras queixas irão diretamente para a consulta oftalmológica”, explicou a coodenadora estadual do Projeto Boa Visão, Mayra Ramos. A coordenadora conta que, em 2011, 1,7 mil profissionais da I Geres – Recife foram capacitados para prestar esse serviço na Região.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Boa Visão capacita triadores pro Sertão
Piost: Elton P.
Font: www.pe.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário