Som do Dia

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Viagem dos primeiros estudantes do Programa Ganhe o Mundo acontece nesta quarta (1)

Eles farão intercâmbio nos Estados Unidos e ficarão no país durante um semestre letivo.


Emoção e nervosismo são palavras que se misturam nos dois dias que antecedem a viagem dos primeiros 27 estudantes do programa Ganhe o Mundo aos Estados Unidos. Prova disso foi o brilho e o sorriso estampado no rosto de cada um dos alunos que, nesta segunda-feira (30), estiveram na sede da Secretaria de Educação (SE), na Várzea, para uma reunião com o secretário de Educação, Anderson Gomes, que esteve acompanhado do gerente de projetos especiais da SE e coordenador geral da ação, Aurélio Molina, e da equipe técnica.

Alberto Xavier, 15 anos, estudante da Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, de Limoeiro, não conteve a alegria. “Estou muito feliz, mas, sobretudo, muito ansioso porque é tudo muito novo. Nunca fiz uma viagem para fora do país e nem muito menos andei de avião. A oportunidade é única e o que quero é viver cada momento”, disse ele, ao explicar que pretende aperfeiçoar o inglês. “Quero voltar falando fluentemente e quero conhecer a cultura e a educação de um país de primeiro mundo”, finalizou.

Patrícia Regina da Silva, mãe do estudante Ruan Lucas da Silva Santana, 17, da Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Carneiro Leão, de Paulista, estava eufórica. “Quando a gente percebe que o nosso filho conquistou um espaço desse porte, se sente realizada. Eu sei que não foi fácil. Cada etapa foi uma vitória e, hoje, depois de todas as entrevistas, quero que ele aproveite cada minuto que tiver lá. A experiência será única e a oportunidade de aprender que ele tem agora é a chance que muitos queriam ter”, disse ela que, ainda é mãe de outros dois filhos e trabalha em uma agência dos Correios.

Os alunos viajam às 6h da próxima quarta-feira (1º de agosto). Cada estudante deverá chegar ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Imbiribeira, por volta das 4h30, levando passaporte, mochila de mão e vestindo camisa do programa, calça jeans e sapato ou tênis. A mala deve pesar, no máximo, 21 quilos. A viagem terá conexão no Rio de Janeiro e será acompanhada por três profissionais da SE que terão a missão de entregar os estudantes para as suas respectivas famílias. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, acompanhado de Anderson Gomes, estarão recepcionando os alunos no embarque.

Nos Estados Unidos, eles passarão um semestre letivo e cursarão as disciplinas de inglês, artes e educação física, dentro do eixo linguagem, código e tecnologia. Para a permanência no país, cada jovem receberá do Governo do Estado uma bolsa no valor de US$ 300 dólares, além de já viajar com um tablet entregue por Gomes.

Até o fim de agosto, 563 alunos terão embarcado para os Estados Unidos e Canadá. Em janeiro, outros 425 estudantes serão enviados para a Nova Zelândia e países de língua espanhola.

Todos os estudantes serão monitorados pela SE durante a permanência deles nos países. Quando voltarem para Pernambuco, eles terão terminado a série que cursavam quando viajaram. É que as notas das aulas assistidas nos Estados Unidos contarão para o fechamento o ano letivo deles na escola de origem.

Ganhe o Mundo- Implantado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, ele visa ofertar aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual um intercâmbio com países de língua inglesa e espanhola.

O crescente desenvolvimento econômico que Pernambuco vive, com inúmeros investimen­tos privados e públicos sendo realizados no Estado, reforça essa necessidade, aumentando, assim, as oportunidades de trabalho. Soma-se a isso o fato de Pernambuco ser um dos Estados sede da Copa do Mundo de 2014. Diante desse panorama de internacio­nalização da economia, o domínio de um segundo idioma é fundamental aos jovens, consolidando o desen­volvimen­to, gerando emprego e renda, promoven­do a economia do conhecimento e a inovação.

Post: Elton Pereira S.

Font: educacao.pe.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário